DESDE OS PRIMÓRDIOS DA HUMANIDADE, há ainda um grupo tão persistentemente abusado e marginalizado, que seu sofrimento está entranhado na nossa vida quotidiana. Se os animais pudessem falar, os seus gritos abafariam qualquer outro som no mundo. Nós todos somos animais. Nós todos somos seres que respiram e vivem e compartilham do mesmo planeta Terra. Nós todos sentimos dor e sofremos quando somos machucados ou privados de nossas vidas, nossas famílias, nossa liberdade. Nós todos têmos o direito de experimentar a bondade, a compaixão e dignidade. Nós acreditamos na afinidade entre todos os seres, e na possibilidade de que nós possamos conviver em paz e harmonia no planeta Terra.

CONSIDERANDO que todos os seres vivos no planeta Terra tem a mesma origem, e seguem os mesmos princípios evolutivos;

CONSIDERANDO que todos os seres vivos no planeta Terra habitam as mesmas terras, mares e ar, contidos em um mesmo sistema ecológico, compartilham de seus recursos para viver , e sobreviver;

CONSIDERANDO que todos os seres vivos possuem as mesmas necessidades básicas: para sobreviver, para procurar a felicidade e prazer e evitar a dor, para viver confortavelmente, para procriar, criar famílias e outras estruturas sociais;

CONSIDERANDO que todos os seres vivos, como são conhecidos pela humanidade, são seres sencientes, ou seja podem sentir dor, prazer, sensações, sentimentos e emoções;

CONSIDERANDO que a espécie humana é apenas uma das milhares de espécies de animais, e é composta por uma minoria em número, em comparação com os bilhões de animais que vivem neste planeta;

NÓS AQUI PROCLAMAMOS QUE:

  1. Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os seres são criados iguais, e têm o direito à Vida, Liberdade e a busca da sua Felicidade.
  2. Portanto, todos os animais têm o mesmo direito natural de existir, como qualquer outro ser vivo.
  3. Todos os animais têm o direito à liberdade, de viver suas vidas em seus próprios termos, como pretende a natureza.
  4. Todos os animais têm o direito de comer, dormir, estar fisicamente e psicologicamente confortável, se locomover, saudável, seguro, e cumprir todas as suas necessidades naturais e essenciais. Como tal, todos os animais devem estar livres de fome, sede e desnutrição; desconforto físico e exaustão; confinamento contra a sua vontade, mau tratamento, ações abusivas ou cruéis; dor, ferimentos e doenças; medo e angústia; e livre para expressar seus padrões normais de comportamento.
  5. Todos os animais têm o direito à reprodução, viver com seus descendentes, famílias, tribos ou comunidades, e manter uma vida social natural. Eles têm o direito de viver em seu ambiente natural, crescer a um ritmo natural de sua espécie, e manter uma vida que corresponda à sua longevidade natural.
  6. Os animais não são de propriedade ou mercadoria de seres humanos, e não são deles para usar em seu benefício ou sustento. Portanto, eles devem estar livres da escravidão, a exploração, a opressão, a vitimização, a brutalidade, o abuso, e qualquer outro tratamento que não respeita a sua segurança, livre e espontânea vontade e dignidade. Eles não devem ser abatidos para alimentação, mortos por suas peles, usados em experimentos científicos , mortos para fins religiosos, usados para trabalho forçado, abusados e mortos para o esporte e entretenimento, abusados para fins lucrativos, caçados, perseguidos ou exterminados para prazer humano, necessidade, ou outros fins.
  7. Os seres humanos devem fazer tudo o que está dentro de seu alcance para proteger todos os animais. Qualquer animal que é dependente de um ser humano, tem o direito de sustento e cuidados adequados, e não devem ser negligenciados, abandonados ou matados.
  8. Os animais que têm morrido devem ser tratados com respeito e dignidade, bem como os seres humanos o são.
  9. Apelamos para a proteção destes direitos. Eles devem ser reconhecidos e defendidos por lei, como os direitos humanos o são. Qualquer ato que compromete o bem-estar ou a sobrevivência de um animal ou espécie, põe em risco, contradiz, ou priva um animal ou uma espécie dos direitos listados acima, deve ser considerado um crime, e deve ser punido conformemente.

   EM FÉ DO QUE, esta declaração fica assinada hoje, Domingo, 5 de Junho de 2011, O Primeiro Dia    Nacional de Direitos Animais, na Cidade de Nova Iorque, dos Estados Unidos da América.

Leave a comment